Livros Bases e Auxiliares / Leis e Tradições / Demais assuntos.

Vampiro: A Máscara 1º Edição
Vampiro: A Mascara 2º Edição
Vampiro: A Máscara 3º Edição

Guia da Camarilla

=====================================================================


Organização

A seita esta composta por 7 clãs: BrujahMalkavianNosferatuToreadorTremere e Ventrue. Até recentemente os Gangrel também pertenciam à seita, mas a abandonaram em massa.
A organização da seita recae sobre os Justicars e o Círculo Interior a nível global, e nos Príncipes a nível local.

Organização Global

Os Justicar funcionam como os juízes da seita. Ocupam-se dos crimes a grande escala, e de todo o problema que se escape das mãos de um Príncipe. A cada Justicar possui um grupo de Arcontes, vámpiros com verdadeiro poder e influência, que actuam por ele em assuntos menores.
Na cume do poder se ecuentra o Círculo Interior, composto por líderes da cada clã. Só se reúne a cada treze anos, em Veneza, para decidir o rumo geral da seita, e quem substituirão aos actuais Justicars.
A maior parte dos grandes problemas da seita a nível político soluciona-se em conclaves. Estes são declarados por um Justicar. São uma espécie de reunião-debate, onde se tenta solucionar o problema. É uma das poucas situações nas que se pode retirar o cargo a um Príncipe sem um golpe de estado.

Organização Local

A cada cidade possui um Príncipe, normalmente o Ramo mais antigo e apto para o posto, que funciona como o líder. Este é seguido pela Primogenitura, composta pelos antigos mais poderosos da cada clã. A importância de ambos varia de uma cidade a outra, em uma sendo o Príncipe praticamente omnipotente, com uma Primogenitura sem nenhuma importância, em outra sendo a Primogenitura quem têm o controle, sendo o Príncipe seu marioneta.
Ainda que alguns Ramos têm mais poder que o Príncipe e a Primogenitura a nível global, a cada cidade poderia ser escrita como uma cidade-estado, independente das demais cidades, com seu próprio funcionamento e leis.
Os demais cargos variam de uma cidade a outra. Os mais comuns são:
  • O Sheriff (também chamado Alguacil) é o braço armado do Príncipe funcionando como guardião das Tradições, e ejecutor dos infractores.
  • As Arpías existem como criaturas sociais, que traficam com rumores, e podem apresentar uma notável influência sobre as opiniões do Príncipe com respeito a outros Ramos. Não costuma entregar formalmente este cargo, senão que quem o merece simplesmente o atinge, sendo mais um cargo teórico que outra coisa.
  • O Chicote é o representante de um Primogénito em frente a seu clã, mantendo a seus membros ao dia com respeito à política, e ocupando da política interna do clã.
  • O Senescal é o segundo ao comando do Príncipe, e "herdeiro" de seu cargo. Sua eleição pode ser todo um problema, já que a decisão é mútua entre o Príncipe e a Primogenitura.
  • Guardião do Elíseo é quem organiza o Elíseo, e decide que reuniões podem se fazer nele.
  • O Açoite ocupa-se de proteger a fronteira da cidade, e assegurar-se de que toda a pessoa que não seja bem-vinda, e que não se tenha apresentado ante o Príncipe seja castigada. Muitas vezes o cargo pertence a Assamitas contratados.
Um elemento importante de toda a cidade é o Elíseo. É um lugar neutro, no que a violência não é aceitada, a risco de sofrer um sério castigo se se incurre na mesma. Os Elíseos costumam ser lugares de cultura, como muesos e teatros, ainda que um clube nocturno, ou o refúgio de um ramo também podem o ser.

Situação Actual

A seita vê-se seriamente afectada por suas depredaciones internas. Converteu-se em um ninho de intrigas, no que só os antigos ostentan poder, e se asseguram de que outros Ramos mais jovens e aptos ocupem cargos de poder, eliminando muitos dos membros mais prometedores da seita. Este estancamento faz que muitos neonatos abandonem a seita, se unindo ao sabbat, e que antigos ineptos sozinho preocupados por sua sobrevivência possuam o controle da seita.
Ainda que não o pareça, a Camarilla esta à beira do abismo. O Sabbat fortalece-se, atacando continuamente em ambas costa dos Estados Unidos]], já tendo capturado algumas cidades. A isto se somam os Anarquistas, que já têm conseguido tomar Los Angeles. Por sorte ainda resiste, e Europa segue sendo uma fortaleza para a Camarilla.